Introdução ao AutoCAD e sua Utilização na Decoração de Interiores

Publicado em 16/02/2024 na(s) categoria(s) Blog

Introdução ao AutoCAD e sua Utilização na Decoração de Interiores

Aprenda lendo este artigo a fazer Decoração de Interiores de forma prática e simples.

Introdução ao AutoCAD e a Planta Baixa de um Apartamento

O AutoCAD é uma ferramenta essencial para profissionais da área de arquitetura, engenharia e design de interiores, além de Decoração de Interiores.

Com ele, é possível criar desenhos técnicos detalhados e precisos, como a planta baixa de um apartamento.

Neste artigo, no entanto,, vamos iniciar o processo de criação de uma planta baixa partindo do zero, demonstrando como é simples trabalhar com o AutoCAD.

Vamos, por isso, abordar os principais comandos necessários para qualquer tipo de desenho e criação de plantas baixas, seja para o seu apartamento ou a base da sua casa.

Preparando o Ambiente no AutoCAD

Antes de começar a desenhar a planta baixa, é importante configurar o ambiente de trabalho no AutoCAD.

Isso inclui ativar o Dynamic Input, que facilita a inserção de dados durante o desenho, e também configurar o Polar Tracking, Object Snap e Snap Mode, por exemplo.

Essas ferramentas ajudam a criar desenhos com precisão, permitindo que você se concentre nos pontos-chave, como midpoints, centros, intersecções e extensões.

Criando a Estrutura Externa da Planta Baixa

O primeiro passo na criação da planta baixa de um apartamento é desenhar a estrutura externa. Utilizando o comando retângulo, você define as dimensões totais do apartamento.

Por exemplo, se o apartamento tem 15 metros de largura por 9 metros de comprimento, você usará essas medidas para criar o retângulo inicial.

Em seguida, com o comando offset, você pode definir a espessura das paredes externas, que, no exemplo dado, são de 20 cm (0.20 m).

Dividindo os Cômodos Internos

Após estabelecer as paredes externas, o próximo passo é dividir os espaços internos do apartamento.

Isso é feito utilizando o comando line para traçar as divisórias internas, como as paredes entre o banheiro, o quarto e a cozinha.

Com o comando offset, no entanto, você repete o processo de definir a espessura das paredes internas. O comando fillet, por outro lado, pode ser usado para arredondar os cantos das paredes, se necessário.

Criando Portas na Planta Baixa

Com os cômodos devidamente divididos, é hora de criar as aberturas para as portas.

Geralmente, as portas têm uma largura padrão de 1 metro, mas isso pode variar de acordo com o projeto.

Utilizando o comando line, você define o espaço para a porta e, com o comando trim, remove as linhas extras que não são necessárias na planta baixa.

Esse processo é repetido para cada porta do apartamento.

Conclusão da Parte 1

Nesta primeira parte do tutorial sobre como fazer a planta baixa de um apartamento com o AutoCAD, cobrimos as etapas iniciais, desde a configuração do ambiente de trabalho até a criação das paredes e portas.

No próximo artigo, continuaremos com a criação das janelas, a inserção de textos para nomear os cômodos e a medição das áreas para determinar a metragem quadrada de cada espaço.

Além disso, abordaremos a configuração e criação de cotas, que são essenciais para a compreensão e execução do projeto.

Marcado como Decoração

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x